ETAPAS DA PRODUÇÃO

Etapas da Produção de Óleo de Coco Extra Virgem, Prensado a Frio Orgânico.

Somente são colhidos os cocos orgânicos cultivados a partir de Plantações com Certificação Orgânica, sem o uso de fertilizantes químicos e quaisquer pesticidas.

Os cocos são inspecionados para separar e eliminar as nozes imaturas, germinados e estragados durante a recepção da matéria prima.
As cascas dos cocos são removidas manualmente e as conchas são retiradas mecanicamente.

Uma pessoa experiente pode remover manualmente as cascas de 1.000 cocos em 8 horas, sem danificar os mesmos.

As nozes sem casca são abertas em metades para remover a água que é recolhida e descartada (jogada fora).
O bagaço úmido dos cocos é introduzido num cortador de pinos para triturar em partículas de tamanho médio.

O Cortador de pinos é uma máquina com dois diferentes tipos de cortadores, que são operados por motores elétricos. O primeiro cortador ajuda a desintegrar o núcleo úmido do coco, de pedaços grandes em pedaços pequenos. O segundo cortador tem as suas lâminas fixadas sobre um tambor rotativo, para produzir partículas de tamanho médio.
O bagaço triturado úmido é carregado num secador de ar quente por um transportador, aonde a secagem se processa em um ritmo rápido, mas sem escaldar ou queimar a polpa.

A temperatura no interior do secador é controlada durante o processo de secagem, para assegurar que a polpa dos cocos não seja exposta a temperaturas superiores a 47,78 Graus Celsius, de modo a cumprir com as normas para alimentos crus.

O teor de umidade da polpa de coco seco triturada é trazida para níveis abaixo dos 3%.

A polpa de coco é seca dentro de 7 a 8 horas após a extração e abertura da concha em duas metades.
O processo de extração do óleo de coco Extra Virgem Cru é feita imediatamente após o término do processo de secagem. O bagaço seco do miolo de coco triturado é carregado em uma prensa especial de pressão a frio, que extrai o óleo.

A temperatura durante o processo de extração do óleo é controlada, de tal forma que o óleo não seja exposto ao calor de mais de 47,78 Graus Celsius, cumprindo assim, as normas para os alimentos crus.

A Extração do Óleo de Coco extra Virgem Cru é feita dentro de 12 horas após a trituração da polpa de coco úmida (bagaço).
A filtração do óleo é executada pela passagem através de um dispositivo de filtragem pressurizado para garantir que todas as impurezas sejam removidas.
O óleo a granel é armazenado em recipientes de qualidade alimentar e mantidos em local fresco e seco, com a validade de 02 anos.