Açúcar de Coco

Açúcar de coco é um bom substituto para o açúcar refinado?

O açúcar de coco é obtido através da seiva encontrada dentro do coqueiro. Para obtê-lo, é preciso fazer um corte na flor do coqueiro. A seiva líquida recolhida passa por um aquecimento e é desidratada através do calor, o que resulta em cristais usados para adoçar alimentos.

Ele é considerado um alimento minimamente processado, já que não leva conservantes nem passa por processos de refinamento.

Hoje, ele tem sido usado cada vez mais como um substituto do açúcar refinado. Ambos têm a mesma capacidade de adoçar alimentos e têm calorias semelhantes, no entanto, o açúcar de coco tem menor índice glicêmico, o que significa que ele causa menores picos de glicose e de insulina no organismo.

Principais nutrientes

O açúcar de coco é retirado do coqueiro e não do coco em si, o que muda um pouco a sua composição nutricional com relação ao fruto. O coco é rico em gorduras saturadas, mas em sua maioria ácidos graxos de cadeia média, gorduras benéficas para a saúde e que se convertem em energia diretamente. Infelizmente, o açúcar de coco não contém quantidades significativas deste nutriente.

No entanto, o açúcar de coco tem quantidades interessantes de vitaminas do complexo B, principalmente a vitamina B1 (tiamina), vitamina B2 (riboflavina), vitamina B3(niacina) e vitamina B6 (pirodoxina). Também contém minerais como potássio, magnésio, ferro e zinco.

É importante ressaltar que como a recomendação de consumo diário do açúcar de coco é baixa, ele não pode ser considerado uma fonte destes alimentos. Outros alimentos fontes destes nutrientes devem ser priorizados na alimentação.

A grande estrela do açúcar de coco, no entanto, é a fibra inulina. É ela quem reduz o índice glicêmico deste alimento, já que faz com que os carboidratos sejam absorvidos de forma mais lenta pelo organismo. Além disso, ela é considerada uma fibra prebiótica, que ajuda na manutenção e crescimento da flora intestinal.

Vantagens do açúcar de coco

O açúcar de coco é mais indicado para pessoas que querem emagrecer.

A grande vantagem do açúcar de coco é ter um índice glicêmico mais baixo. O conceito de índice glicêmico mede o tempo que o carboidrato de um alimento demora para ser absorvido pelo intestino. Quanto mais rápida essa absorção, maior a capacidade desse alimento de gerar picos de insulina no organismo.

Por isso, o açúcar de coco é interessante para alguns grupos de pessoas:

Pré-diabéticos: o pré-diabetes é uma condição em que o corpo se torna resistente à insulina, o hormônio que coloca o açúcar para dentro das células. Ou seja, é preciso quantidades maiores de insulina para absorver a mesma quantidade de açúcar. Se não tratada, ela pode evoluir para um diabetes tipo 2. Por isso, priorizar alimentos em que a glicose é absorvida mais lentamente pode reverter o quadro, já que cargas menores de açúcar fazem com que o pâncreas não se sobrecarregue produzindo insulina o suficiente para absorvê-las.

Informações